Guia - Como liberar Portas no Roteador

Tenho recebido muitas dúvidas sobre liberar portas em um roteador, na verdade o que pode ser dito é redirecionamento de portas.

Veja como funciona um tráfego de pacotes na rede:

Teremos como exemplo uma solicitação para um site hospedado no seu próprio computador e com o servidor rodando na porta 8080.
  • Uma requisição chega no modem do seu provedor, o cliente digita em seu navegador seu-ip:8080, estes normalmente bloqueiam as portas 80, 20 e 21 pelo motivo de os seus clientes não poderem montar um servidor web em casa, mas porque?!
Os servidores web por padrão realizam a conexão na porta 80, toda vez que você acessa um site a requisição é feita da seguinte forma:
www.blogdotuto.blogspot.com:80
Muitos dos motivos que usuários buscam direcionar portas é justamente rodar um servidor em casa, por isso o exemplo esta na porta 8080.
  • Depois de passar pelo modem o pacote ele vai para o roteador, ai começam as dúvidas, a solicitação foi inicialmente no seu ip que levou até o seu modem e a porta será identificada no roteador e ele irá definir para onde direcionar.
  • Com o ip e porta identificada o pacote direcionado para a maquina de rede correta onde o firewal esta aceitando a conexão e responde o processo e o pacote faz o caminho de volta.
Vamos começar então.
Primeira coisa a se fazer é saber quem esta distribuindo os ips da sua rede, se por exemplo você utiliza Net Virtua (RJ) seu modem já é por padrão roteado e distribui somente um ip, o que chamaremos de ip do provedor, e quem distribui os ips de rede é o roteador.
No sistema da Velox o modem pode ser configurado de duas formas ou roteado, onde o modem realiza a discagem de conexão,  ou deixar e discagem por parte do roteador e servir de somente ponte.

Para conseguir o redirecionamento correto o modem precisa estar roteado onde ele assume o ip do servidor e repassa para o roteador.

Para saber como esta seu modem basta verificar onde é feita esta discagem para o ser provedor, para isso precisa acessar seu modem e/ou roteador.

Se os dois estiverem ligados sugiro deixar um ligado de cada vez, ligue o modem direto no roteador e veja se ele conecta a internet, caso conecte provavelmente ele já esta roteado, caso não conecte precisa acessar e rotear, geralmente é preciso criar um discador no seu computador com nome de usuário e senha, verifique o modelo do seu modem e busque no Google como rotea-lo pois este não é o objetivo deste artigo.

Com o modem já roteado passemos para o roteador, a configuração também é feita através do navegador, para descobrir o ip de seu roteador e digite no cmd ou terminal de comandos:
ipconfig (Windows)
route (Linux )
No mac basta ir  em preferências do sistema -> rede e ver os detalhes da conexão.

De posse do gateway digite o numero na barra de endereços do navegador e você provavelmente irá ver uma sollicitação de usuário e senha você consegue isso no manual do roteador.

Procure por forward ou firewall no roteador e verá campos de ip, protocolo e porta nestea campos coloque o ip da maquina que deseja rodar o servidor, porta onde este serviço esta rodando e em  protocolo escolha TCP/UDP se no seu modelo não possuir a opção dos dois em uma mesma entrada adicione uma para cada protocolo.

Veja qual a faixa de ips permitidas em seu roteador, geralmente em configurações de LAN  geralmente é em torno de 192.168.0.100 e 192.168.0.199, dê preferência a um ip alto no seu roteador para não haver risco de outra maquina conectar utilizando ele, se o seu roteador vai até o ip ....199 escolha ele ou um próximo.

Por exemplo:
O roteador foi configurado para o ip 192.168.0.199 na porta 8080, todo tráfego solicitado na porta 8080 será direcionado para o ip 192.168.0.199.

Depois de configurado o roteador precisa configurar um ip fixo na maquina onde o serviço esta rodando, isso você consegue nas preferências de conexão.

Você já sabe o seu gateway então configure da seguinte forma:
ip: 192.168.0.199
mascara: 255.255.255.0
Gateway: Ip do roteador 
Dns: ip do roteador (gateway)

Agora confira o direcionamento, rode o serviço desejado e acesse um site de teste de porta, pode usar este aqui:

http://www.canyouseeme.org/

Lembrando que para o teste dar positivo o serviço que deseja deve estar em execução, para eliminar o risco de ser algum problema na configuração do programa indico utilizar um serviço simples como um servidor web apache, eu indico este:

http://www.usbwebserver.net/en/

Este pequeno programa não precisa ser instalado e é fácilmente configurado na porta desejada, para executa-lo precisa parar o outro programa, dois serviços não podem rodar na mesma porta ao mesmo tempo.

Espero que consigam redirecionar suas portas.
Lembrando que cada roteador possui caminhos diferentes, mas todos possuem as configurações de redirecionamento.

Comentários