Compartilhando o sinal wireless

Recebo muitos e-mails com dúvidas sobre como compartilhar um sinal wireless, ou seja, quem possui a famosa internet via radio e tambem mais de um computador em casa.

Hoje existem algumas maneiras de receber a internet via rádio as 2 principais são:

Receber o sinal através de um cabo de rede vindo de um AP que fica próximo a antena e conecta um cabo RJ45 ao computador.
O AP é um aparelho que recebe sinal wireless, ele é parecido com um roteador a única diferença é que um roteador não tem a função de conectar a uma rede sem fio, ele somente consegue criar uma.















Receber o sinal diretamente no computador através de uma placa wifi onde é conectado um cabo coaxial chamado pigtail.











Quando o modo de recepção é por um AP já instalado pelo provedor e chega ao seu computador através de um cabo de rede torna mais fácil o compartilhamento pois o AP tem a função de rotear o sinal, função de dividir o sinal com mais de um computador, porém com fio.

Alguns provedores tambem bloqueiam a conexão de mais de um computador ao AP, este tipo de configuração não sera discutido nesta postagem pelo fato de existirem muitos modelos de AP e a configuração não ser igual em todos o modelos.

Quando o AP não é bloqueado voce pode conectar outras maquinas que ele fará a divisão do sinal, veja abaixo como podem ser as conexões do seu AP.


Nesta imagem voce visualiza 2 antenas, no caso de recepção wireless uma destas antenas, ou as duas, são retiradas e será conectado a antena de grade com maior recepção de sinal, o AP transforma o sinal da antena e transmite pelas portas LAN, repare que ele possui 4 portas e provavelmente uma delas estará ocupada com o seu computador, as outras 3 podem ser utilizadas ainda para conexão de outras maquinas.

Caso queira compartilhar sem fio voce pode comprar um roteador wireless e colocar em modo bridge e conectar um cabo que sai da porta LAN do AP e entra na porta WAN do roteador, o modo bridge indica que quem vai atribuir os ips continua sendo o AP e o roteador vira somente uma "ponte" para a conexão.

Se o seu provedor bloqueou o acesso para somente uma máquina no seu AP voce pode tentar colocar o roteador em modo gateway, e clonar o MAC adress do seu computador, isso fará com que o roteador "engane" o AP que passa a reconhecer o roteador como um computador, e o roteador poderá começar a atribuir os ips dentro da rede.

Se voce recebe o sinal via cabo coaxial é porque não existe nenhum AP itermediando a conexão, o seu ip é atribuido direto no seu provedor, neste caso a divisão se torna um pouco mais complicada.


Voce pode optar por comprar um AP e começar a receber o sinal por ele, que é a opção mais fácil e que gera menos problemas, ou optar por compartilhar a conexão pelo sistema operacional que nem sempre funciona muito bem.

Caso escolha a compra de um AP é só prosseguir conforme descrevi acima, o procedimento é exatamente o mesmo.

Caso escolha o compartilhamento no Sistema operacional irá precisar de 2 placas de rede e manter sempre o computador que recebe a conexão ligado.

No próximo artigo estarei mostrando como compartilhar a internet pelo Windows.

Espero que tenham gostado, postem comentários caso tenham dúvidas

Comentários

  1. Saudações ao criador deste blog e visitantes.

    Tenho uma placa wireless de alto ganho que capta duas redes livres uma de hotspot municipal e outra Fon Zon á qual estou registado com sinal de 75% e 80% respectivamente.
    O que eu pretendo é colocar o Thomson TG784 a partilhar o sinal pelos outros aparelhos cá em casa.
    As minhas duvidas são "apenas" duas:
    è possivel partilhar o sinal ?
    Como deixar o Thomson livre de operador?
    ( para partilhar o sinal estava pensar se daria para fazer por cabo crossover desde a placa de rede até ao router tendo sempre que ter o pc ligado o que já é normal. Não sei se por cabo de rede é possivel mas julgo que nao porque á uns anos tive adsl e era por usb e parater net no outro pc era atraves de crossover e o pc principal tinha de estar ligado.

    O meu muito obrigado a quem possa ajudar .
    r.c.f.p@hotmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. bom dia tenho uma antena via rádio usb e compartilhei para saida jr45
    ligada a ata(intelbras) mas não funciona o telefone mostra no status entrada e saida acende até a luizinha lá traz como configuro então ??

    ResponderExcluir
  3. O que seria este "ata"? do modo que você recebe, via antena usb, precisa compartilhar através do Sistema operacional, ou seja, ligar o roteador em uma placa de rede no computador que recebe a conexão e começar a dividir.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ola, eu gostei, mais o que eu gostaria de saber se tem como compartilhar o meu sinal wireless com mais de uma pessoa e cada pessoa com a sua senha individual.ou seja apena um computador por senha? meu blog http://www.cardosomd.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola boa tarde.
    Estou a precisar da sua ajuda.

    Estou a tentar montar uma rede wireless caseira.

    As minhas duvidas são?!

    Eu ligo diretamente a antena externa a um acess point e depois com um cabo rj-45 liga a um router wireless e depois me conecto com o portatil via wireless?!

    Ou me conecto apenas ao acess point e o router e desnecessário?


    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  7. Alguém me pode ajudar? E importante..

    ResponderExcluir

Postar um comentário